O café é uma paixão nacional, presente no dia a dia de milhões de brasileiros. Seja no café da manhã, no intervalo do trabalho ou para acompanhar uma boa conversa entre amigos, a bebida é sempre bem-vinda.
Para quem aprecia um bom café, conhecer os principais métodos de preparoé essencial. Desde os clássicos, como o café coado em filtro de papel, até os mais modernos, como a máquina de cápsulas, cada tipo de preparo tem suas particularidades que influenciam no sabor, aroma e corpo da bebida. Continue lendo para saber mais sobre as principais formas de preparo do café, além de algumas dicas especiais de harmonização com alimentos doces e salgados!
O método que todo brasileiro conhece!
Basta colocar o pó no filtro de café e despejar água não fervente (90ºC) em cima, começando das beiradas em direção ao centro.
Prefira cafés com moagem média ou fina.
Rápido (cerca de 3 minutos)
Baixo (não requer equipamentos sofisticados)
Média complexidade, sem ressaltar muitas especificidades do sabor. Costuma ser mais leve e suave.
É a opção ideal se você:está iniciando no café ou prefere opções mais práticas e rápidas, sem grandes complicações.
O café coado é muito versátil e pode ser harmonizado com vários tipos de alimentos. Você pode combinar com outros sabores suaves ou optar por sabores acentuados para trazer um equilíbrio perfeito!
DOCES
- Chocolate com teor de cacau entre 50% e 70%
- Bolo de limão ou de laranja
SALGADOS
- Pão de queijo (aproveite para conhecer o pão de queijo Member’s Mark!)
- Queijos suaves e cremosos, como brie e camembert
Para evitar que o sabor do café fique desagradável e amargo demais, não prolongue o tempo de preparo nem passe a bebida novamente pelo filtro já usado.
Semelhante ao café coado tradicional, já que também utiliza filtro de papel. Porém, o porta filtro possui ranhuras em forma de espiral, além de uma abertura maior na base, o que permite mais controle da velocidade.
Utilize grãos de moagem média para fina, preferencialmente moídos na hora.
Rápido (cerca de 4 minutos)
Baixo para médio (depende do modelo de suporte escolhido)
Alta complexidade, destacando as nuances e os sabores sutis do café. Produz uma bebida mais clara, limpa e suave, com quase nenhum amargor.
É a opção ideal se você: adora o café passado tradicional, mas quer expandir seu paladar e explorar opções mais refinadas.
Como o café coado na Hario V60 é bastante limpo e suave, é melhor apostar em alimentos que não sejam açucarados demais. Sabores intensos, frutados e cítricos ajudam a realçar a delicadeza do café.
DOCES
- Cheesecake de frutas vermelhas
- Chocolate amargo
- Torta de maçã
- Brownie com castanhas
SALGADOS
- Queijos de cabra
- Foccacia
- Salmão grelhado com molho de laranja
- Quiche de espinafre com ricota
Para dar mais sabor à sua bebida coada na Hario V60, recomendamos utilizar o café em grãos Gourmet Member's Mark, nosso café 100% arábica, de aroma marcante e alta qualidade.
Um método inovador que valoriza as nuances e a pureza do café como nenhum outro!
A Chemex tem formato de ampulheta, com um bulbo de vidro na base e uma parte superior que se assemelha a um funil, além de um anel de madeira envolto por uma tira de couro entre o porta filtro e a jarra. Utiliza-se um filtro de papel especial, mais grosso do que o tradicional e que deve ser dobrado em 4 partes.
É um método com muito cuidado e precisão na extração. Dê preferência a grãos com mais acidez e doçura naturais, além de moagem média a grossa.
Um pouco mais longo (de 4 a 6 minutos)
Médio a alto (investimento total pode ficar entre R$ 200 - R$ 400, contando o equipamento e os filtros especiais)
Café ultrafiltrado, leve, limpo (sem resíduos), pouco amargo. Revela todas as sutilezas do grão escolhido.
É a opção ideal se você:já é um grande entusiasta da bebida e quer aprofundar seu conhecimento nos diferentes aromas e sabores naturais dos grãos de café.
O café produzido na Chemex é muito suave, limpo e leve. Por conta de sua delicadeza, é bom apostar em alimentos que não sejam intensos demais, também com texturas e sabores mais leves.
DOCES
- Bolo de maçã
- Brownie de chocolate meio amargo
- Pão de mel Lambertz
- Biscoitos de baunilha
- Nozes caramelizadas
SALGADOS
- Queijo brie
- Sanduíche de frango ou de peito de peru
- Torrada com patê de azeitonas
- Chips de batata-doce
- Presunto parma
Um método super simples e potente!
Também conhecida como Moka Italiana, essa forma de preparo utiliza a pressãopara extrair o café. Trata-se de um equipamento dividido em três partes: o reservatório inferior, onde a água é adicionada, o dispenser de pó, onde se adiciona o café moído, e o reservatório superior, onde o café fica pronto para consumo. A cafeteira é colocada no fogo — quando a água começar a subir, o café está pronto.
Não precisa de filtro de papel e não é necessário verter água sobre o pó. Utilize grãos de moagem média a grossa, nunca fina.
Rápido a moderado (pode variar de 3 a 10 minutos, dependendo da quantidade de café produzida e do tamanho da cafeteira)
Baixo
Alta complexidade, com textura mais cremosa e notas intensas de sabor e aroma. É um café forte e encorpado.
É a opção ideal se você:gosta de um café intenso, forte e encorpado, além de preferir métodos de preparo sem grandes complicações.
Como o café produzido pela cafeteira italiana é encorpado e intenso, uma boa ideia é introduzir alimentos mais adocicados ou levemente ácidos, além de queijos mais marcantes.
DOCES
- Croissant de chocolate
- Cookies de chocolate amargo com gotas de chocolate
- Quindim
- Biscoito folhado Sfogliatine
SALGADOS
- Queijos parmesão e gorgonzola
- Bruschettas de tomate com manjericão
- Quiche de alho-poró
- Sanduíche de pastrami
Gostou desse método e está à procura de uma recomendação de cafeteira italianapara testar novos sabores? No Sam's, você encontra!
Um dos melhores métodos para ressaltar todos os sabores e aromas do café!
A prensa francesa (ou french press) utiliza técnicas de infusão e filtragem para preparar o café. Consiste em misturar o café moído e a água quenteno recipiente e deixar em infusão por até 4 minutos; em seguida, pressionar o êmbolopara separar o líquido dos grãos.
Preste atenção na granulometria da moagem: os grãos escolhidos devem ser de moagem grossa, para que não sobrem resíduos demais no café.
Rápido a moderado (pode variar de 3 a 8 minutos, dependendo do tempo de infusão e da quantidade de café)
Médio a baixo (o equipamento varia de preço e pode atingir valores maiores, mas não é necessário gastar com filtros)
Café intenso, potente e denso, com aroma rico. Como os óleos naturais são preservados, é extraído o sabor do café por inteiro. Pode ficar com alguns sedimentos e resíduos na xícara.
É a opção ideal se você:É a opção ideal se você: café intenso, potente e denso, com aroma rico. Como os óleos naturais são preservados, é extraído o sabor do café por inteiro. Pode ficar com alguns sedimentos e resíduos na xícara.
O café produzido na prensa francesa harmoniza bem com alimentos de sabor intenso e estruturado, com textura agradável e densa, mas não a ponto de competir com a potência do café.
DOCES
- Petit gateau
- Cookies de baunilha com gotas de chocolate
- Biscoito mil folhas Sfogliatine
- Biscoitos amanteigados
- Torta de nozes
SALGADOS
- Queijo gouda, gorgonzola e parmesão
- Torradas com abacate
- Ovos mexidos
- Quiche lorraine (recheio de ovos, creme de leite, cebola e bacon)
Praticidade, rapidez e diversidade de sabores!
Funciona de forma simples, com a inserção da cápsula de café na máquina. A máquina possui uma caldeira interna, que esquenta a água até cerca de 90ºC em alta pressão. A água quente entra em contato com o pó da cápsulae produz uma xícara de café no tamanho determinado.
Uma das vantagens desse método é a grande variedade de cápsulas disponíveis no mercado, trazendo nuances, sabores e aromas para todos os gostos.
Muito rápido
Moderado a alto (é possível encontrar máquinas a valores mais acessíveis, mas costuma ser um método mais caro que os demais).
É uma bebida cremosa e encorpada, como um café espresso produzido com água quente em alta pressão. Sabor equilibrado e aroma agradável, com a possibilidade de escolher entre diferentes intensidades e especificidades de cada cápsula.
É a opção ideal se você:prioriza a praticidade e busca um café rápido, saboroso e fácil de preparar para te acompanhar na sua rotina.
O café em cápsula apresenta muitas variedades de sabores e intensidades. Por conta de seu caráter cremoso e encorpado, é interessante buscar alimentos com sabores marcantes e bem estruturados.
DOCES
- Biscoito de chocolate Petit-Beurre
- Brownie de chocolate meio amargo ou com nozes
- Crème brûlée
- Biscoitos amanteigados ou com notas de chocolate e baunilha
SALGADOS
- Croissant de presunto e queijo
- Pão de queijo
- Queijos parmesão, gouda, gruyère e provolone.
- Sanduíche de peito de peru com cream cheese
- Empada de frango
No Sam’s, você encontra produtos incríveis para se aprofundar no mundo dos cafés em cápsula. Veja só alguns exemplos:
Cafeteira:
Cafeteira Nespresso Vertuo
Cafés em cápsula Member’s Mark (compatíveis com máquinas Nespresso):
Café em cápsula sabor caramelo
Café em cápsula sabor avelã
Café em cápsula 100% arábica
Café em cápsula Colômbia
Café em cápsula Etiópia
O café é uma paixão nacional, presente no dia a dia de milhões de brasileiros. Seja no café da manhã, no intervalo do trabalho ou para acompanhar uma boa conversa entre amigos, a bebida é sempre bem-vinda.
Para quem aprecia um bom café, conhecer os principais métodos de preparoé essencial. Desde os clássicos, como o café coado em filtro de papel, até os mais modernos, como a máquina de cápsulas, cada tipo de preparo tem suas particularidades que influenciam no sabor, aroma e corpo da bebida. Continue lendo para saber mais sobre as principais formas de preparo do café, além de algumas dicas especiais de harmonização com alimentos doces e salgados!
O método que todo brasileiro conhece!
Basta colocar o pó no filtro de café e despejar água não fervente (90ºC) em cima, começando das beiradas em direção ao centro.
Prefira cafés com moagem média ou fina.
Rápido (cerca de 3 minutos)
Baixo (não requer equipamentos sofisticados)
Média complexidade, sem ressaltar muitas especificidades do sabor. Costuma ser mais leve e suave.
É a opção ideal se você:está iniciando no café ou prefere opções mais práticas e rápidas, sem grandes complicações.
O café coado é muito versátil e pode ser harmonizado com vários tipos de alimentos. Você pode combinar com outros sabores suaves ou optar por sabores acentuados para trazer um equilíbrio perfeito!
DOCES
- Chocolate com teor de cacau entre 50% e 70%
- Bolo de limão ou de laranja
SALGADOS
- Pão de queijo (aproveite para conhecer o pão de queijo Member’s Mark!)
- Queijos suaves e cremosos, como brie e camembert
Para evitar que o sabor do café fique desagradável e amargo demais, não prolongue o tempo de preparo nem passe a bebida novamente pelo filtro já usado.
Semelhante ao café coado tradicional, já que também utiliza filtro de papel. Porém, o porta filtro possui ranhuras em forma de espiral, além de uma abertura maior na base, o que permite mais controle da velocidade.
Utilize grãos de moagem média para fina, preferencialmente moídos na hora.
Rápido (cerca de 4 minutos)
Baixo para médio (depende do modelo de suporte escolhido)
Alta complexidade, destacando as nuances e os sabores sutis do café. Produz umabebida mais clara, limpa e suave, com quase nenhum amargor.
É a opção ideal se você:adora o café passado tradicional, mas quer expandir seu paladar e explorar opções mais refinadas.
Como o café coado na Hario V60 é bastante limpo e suave, é melhor apostar em alimentos que não sejam açucarados demais. Sabores intensos, frutados e cítricos ajudam a realçar a delicadeza do café.
DOCES
- Cheesecake de frutas vermelhas
- Chocolate amargo
- Torta de maçã
- Brownie com castanhas
SALGADOS
- Queijos de cabra
- Foccacia
- Salmão grelhado com molho de laranja
- Quiche de espinafre com ricota
Para dar mais sabor à sua bebida coada na Hario V60, recomendamos utilizar o café em grãos Gourmet Member's Mark, nosso café 100% arábica, de aroma marcante e alta qualidade.
Um método inovador que valoriza as nuances e a pureza do café como nenhum outro!
A Chemex tem formato de ampulheta, com um bulbo de vidro na base e uma parte superior que se assemelha a um funil, além de um anel de madeira envolto por uma tira de couro entre o porta filtro e a jarra. Utiliza-se um filtro de papel especial, mais grosso do que o tradicional e que deve ser dobrado em 4 partes.
É um método com muito cuidado e precisão na extração. Dê preferência a grãos com mais acidez e doçura naturais, além de moagem média a grossa.
Um pouco mais longo (de 4 a 6 minutos)
Média (é preciso tomar cuidado para não quebrar o equipamento, além de cuidados para dobrar o filtro e verter a água)
Médio a alto (investimento total pode ficar entre R$ 200 - R$ 400, contando o equipamento e os filtros especiais)
Café ultrafiltrado, leve, limpo (sem resíduos), pouco amargo. Revela todas as sutilezas do grão escolhido.
É a opção ideal se você:já é um grande entusiasta da bebida e quer aprofundar seu conhecimento nos diferentes aromas e sabores naturais dos grãos de café.
O café produzido na Chemex é muito suave, limpo e leve. Por conta de sua delicadeza, é bom apostar em alimentos que não sejam intensos demais, também com texturas e sabores mais leves.
DOCES
- Bolo de maçã
- Brownie de chocolate meio amargo
- Pão de mel Lambertz
- Biscoitos de baunilha
- Nozes caramelizadas
SALGADOS
- Queijo brie
- Sanduíche de frango ou de peito de peru
- Torrada com patê de azeitonas
- Chips de batata doce
- Presunto parma
Um método super simples e potente!
Também conhecida como Moka Italiana, essa forma de preparo utiliza a pressãopara extrair o café. Trata-se de um equipamento dividido em três partes: o reservatório inferior, onde a água é adicionada, o dispenser de pó, onde se adiciona o café moído, e o reservatório superior, onde o café fica pronto para consumo. A cafeteira é colocada no fogo — quando a água começar a subir, o café está pronto.
Não precisa de filtro de papel e não é necessário verter água sobre o pó. Utilize grãos de moagem média a grossa, nunca fina.
Rápido a moderado (pode variar de 3 a 10 minutos, dependendo da quantidade de café produzida e do tamanho da cafeteira)
Baixa (o principal ponto de atenção é controlar o fogo e o tempo para não queimar o café)
Alta complexidade, com textura mais cremosa e notas intensas de sabor e aroma. É um café forte e encorpado.
É a opção ideal se você:gosta de um café intenso, forte e encorpado, além de preferir métodos de preparo sem grandes complicações.
Como o café produzido pela cafeteira italiana é encorpado e intenso, uma boa ideia é introduzir alimentos mais adocicados ou levemente ácidos, além de queijos mais marcantes.
DOCES
- Croissant de chocolate
- Cookies de chocolate amargo com gotas de chocolate
- Quindim
- Biscoito folhado Sfogliatine
SALGADOS
- Queijos parmesão e gorgonzola
- Bruschettas de tomate com manjericão
- Quiche de alho poró
Sanduíche de pastrami
Gostou desse método e está à procura de uma recomendação de cafeteira italianapara testar novos sabores? No Sam's, você encontra!
Um dos melhores métodos para ressaltar todos os sabores e aromas do café!
A prensa francesa (ou french press) utiliza técnicas de infusão e filtragem para preparar o café. Consiste em misturar o café moído e a água quenteno recipiente e deixar em infusão por até 4 minutos; em seguida, pressionar o êmbolopara separar o líquido dos grãos.
Preste atenção na granulometria da moagem: os grãos escolhidos devem ser de moagem grossa, para que não sobrem resíduos demais no café.
Rápido a moderado (pode variar de 3 a 8 minutos, dependendo do tempo de infusão e da quantidade de café)
Baixa a moderada (requer um pouco de prática até atingir os resultados desejados)
Médio a baixo (o equipamento varia de preço e pode atingir valores maiores, mas não é necessário gastar com filtros)
Café intenso, potente e denso, com aroma rico. Como os óleos naturais são preservados, é extraído o sabor do café por inteiro. Pode ficar com alguns sedimentos e resíduos na xícara.
É a opção ideal se você: café intenso, potente e denso, com aroma rico. Como os óleos naturais são preservados, é extraído o sabor do café por inteiro. Pode ficar com alguns sedimentos e resíduos na xícara.
O café produzido na prensa francesa harmoniza bem com alimentos de sabor intenso e estruturado, com textura agradável e densa, mas não a ponto de competir com a potência do café.
DOCES
- Petit gateau
- Cookies de baunilha com gotas de chocolate
- Biscoito mil folhas Sfogliatine
- Biscoitos amanteigados
- Torta de nozes
SALGADOS
- Queijo gouda, gorgonzola e parmesão
- Torradas com abacate
- Ovos mexidos
- Quiche lorraine (recheio de ovos, creme de leite, cebola e bacon)
Praticidade, rapidez e diversidade de sabores!
Funciona de forma simples, com a inserção da cápsula de café na máquina. A máquina possui uma caldeira interna, que esquenta a água até cerca de 90ºC em alta pressão. A água quente entra em contato com o pó da cápsulae produz uma xícara de café no tamanho determinado.
Uma das vantagens desse método é a grande variedade de cápsulas disponíveis no mercado, trazendo nuances, sabores e aromas para todos os gostos.
Moderado a alto (é possível encontrar máquinas a valores mais acessíveis, mas costuma ser um método mais caro que os demais).
É uma bebida cremosa e encorpada, como um café espresso produzido com água quente em alta pressão. Sabor equilibrado e aroma agradável, com a possibilidade de escolher entre diferentes intensidades e especificidades de cada cápsula.
É a opção ideal se você:prioriza a praticidade e busca um café rápido, saboroso e fácil de preparar para te acompanhar na sua rotina.
O café em cápsula apresenta muitas variedades de sabores e intensidades. Por conta de seu caráter cremoso e encorpado, é interessante buscar alimentos com sabores marcantes e bem estruturados.
DOCES
- Biscoito de chocolate Petit-Beurre
- Brownie de chocolate meio amargo ou com nozes
- Crème brûlée
- Biscoitos amanteigados ou com notas de chocolate e baunilha
SALGADOS
- Croissant de presunto e queijo
- Pão de queijo
- Queijos parmesão, gouda, gruyère e provolone.
- Sanduíche de peito de peru com cream cheese
- Empada de frango
No Sam’s, você encontra produtos incríveis para se aprofundar no mundo dos cafés em cápsula. Veja só alguns exemplos:
Cafeteira:
Cafeteira Nespresso Vertuo
Cafés em cápsula Member’s Mark (compatíveis com máquinas Nespresso):
Café em cápsula sabor caramelo
Café em cápsula sabor avelã
Café em cápsula 100% arábica
Café em cápsula Colômbia
Café em cápsula Etiópia