Se você aprecia um bom cafézinho, já considerou experimentar o processo de fazer o café em grãos? Além de ser a forma mais pura e natural do produto, moer os grãos de café em casa oferece diversos benefícios!
Neste post vamos te indicar as melhores opções de café e como moer o grão de café no conforto do seu lar para uma bebida diferenciada.
Benefícios de moer o café na hora
Nada melhor que começar o dia com um café da manhã caprichado, não é mesmo? Moer o grão do café na hora, além de garantir uma bebida mais fresca e saborosa, permite explorar a diversidade de sabores e aromas que cada grão tem a oferecer. Confira alguns benefícios que listamos para você:
- Preservação do sabor e aroma: O café em grãos preserva melhor o sabor e o aroma, pois o processo de moagem aumenta a superfície de contato do café com o oxigênio, acelerando a oxidação e a perda de qualidade do café moído. Ao moer os grãos na hora de preparar o café, você garante que os sabores e aromas estejam mais frescos e intensos.
- Escolha da moagem ideal: Moendo os grãos em casa, você pode escolher o tipo de moagem mais adequado para o método de preparo que deseja utilizar. Existem basicamente três tipos de moagem: fina, média e grossa. Cada uma delas é recomendada para diferentes métodos de extração, como cafeteiras elétricas, cafeteiras italianas, prensa francesa, entre outros.
- Qualidade e seleção dos grãos: Ao comprar café em grãos, você tem a oportunidade de selecionar os grãos que serão moídos. Isso permite que você experimente diferentes origens e sabores de café, escolhendo aqueles que mais lhe agradam.
Como moer café em casa
Existem diversas formas de moer seu café em casa! E nem sempre envolve alguma super máquina. Você pode optar por:
Moer café manualmente
Uma opção é utilizar um moedor manual de café. Esse tipo de moedor consiste em girar uma manivela do dispositivo para moer os grãos. Geralmente, ele permite ajustar a granulometria e é capaz de moer café para uma xícara de cada vez.
Moer café com moedor elétrico simples
Para moer café de forma elétrica, porém mais simples, você pode utilizar um moedor elétrico básico. Esse tipo de moedor geralmente possui lâminas afiadas que trituram os grãos quando acionadas. Basta adicionar os grãos no moedor e ligar o aparelho por alguns segundos até atingir a granulometria desejada.
Moer café de forma elétrica profissional
Para uma moagem mais precisa e consistente, você pode optar por um moedor de café elétrico profissional. Esses moedores costumam ter ajustes de granulometria mais precisos, permitindo que você escolha a moagem ideal para o método de preparo de café que deseja utilizar. Além disso, eles são projetados para moer grandes quantidades de café de forma eficiente.
Pode moer grãos de café no liquidificador?
Sim! Se você não possui ainda um moedor de café em casa, você pode usar o liquidificador como alternativa. No entanto, é importante lembrar que o resultado não será tão preciso quanto com um moedor específico. Adicione aproximadamente até 150 gramas dos grãos de café, e moer por 2 a 5 segundos, com intervalos para que o grão não seja torrado pelo calor gerado pelo utensílio.
Conheça os tipos de preparo de café
E se você deseja aprender mais sobre tipos de preparo de café, o Sam’s Club criou um guia especial que ensina todas as opções, incluindo dicas de harmonização com outros alimentos, como biscoitos, chocolates, cheesecake de frutas vermelhas, pão de queijo Member’s Mark e muito mais.