A cólica é um dos problemas mais comuns em bebês, especialmente recém-nascidos, e costuma acontecer com mais frequência até os três meses de vida. Apesar da cólica ser um fenômeno frequente e super normal, sabemos que é desgastante e causa preocupações nos pais, ainda mais quando não sabemos bem o que fazer para lidar com a situação.
Pensando nisso, separamos algumas das dicas mais amplamente recomendadas por especialistas para ajudar a aliviar a cólica em bebês e trazer mais momentos de tranquilidade para o seu pequeno. Apesar das nossas sugestões já serem bem conhecidas e terem sua eficácia comprovada, é importante lembrar que a avaliação e o acompanhamento de um pediatra sempre devem vir em primeiro lugar, especialmente nos casos em que a cólica está demorando a passar e vem acompanhada de outros sintomas, como vômitos ou mudanças de comportamento.
Se você está procurando por um bom lugar para fazer compras de produtos para bebês e crianças, venha conhecer o Sam’s Club! O Sam’s é um clube de compras que oferece economia constante e um mix de produtos nacionais e importados, facilitando a sua vida com as escolhas certas para o seu dia a dia. Nossos produtos já são pré-selecionados por sua alta qualidade, com itens exclusivos que irão te surpreender a cada visita! Além disso, não perca a oportunidade de conhecer e aproveitar a nossa marca própria, a Member’s Mark, que conta com produtos em todos os principais departamentos, com preços super competitivos e qualidade que é referência no mercado. Acesse a nossa página de Seja Sócio Sam’s Club e encontre mais informações sobre os benefícios e o processo de se associar!
O que provoca cólicas no bebê?
Em geral, as cólicas no bebê começam a aparecer entre as duas e seis semanas de idade, podendo durar até seis meses de vida. Na maior parte das vezes, acredita-se que as cólicas estejam associadas à formação do sistema digestivo do bebê, que ainda está bastante imaturo e em processo de adaptação. Isso provoca movimentos peristálticos mais descontrolados, que causam gases e desconforto no bebê.
Além disso, outro possível motivo por trás das cólicas é a ingestão de ar por parte do bebê, especialmente durante a mamadeira ou amamentação. Isso acontece porque o bebê ainda está aprendendo a coordenar a sua respiração com a habilidade de engolir. Uma boa dica para evitar esse tipo problema é prestar atenção na posição do bebê durante a amamentação, tomando cuidado para que ele fique em um ângulo mais inclinado.
Por fim, especialmente no caso de recém-nascidos, é normal que o bebê se sinta superestimulado pelo ambiente ao seu redor, já que, para ele, tudo ainda é novidade. Por conta disso, a cólica também pode ser decorrente da exposição do bebê a ambientes com mais ruído e agitação, o que causa ansiedade e desconforto.
Dicas para aliviar cólica de bebê
Na maior parte das vezes, a cólica em bebês pode ser identificada a partir dos seguintes sintomas, que acompanham o choro:
- Barriga endurecida;
- Rosto corado;
- Eliminação de gases;
- Bebê arqueia as costas e se contorce;
- Bebê encolhe e estica as pernas e mantém os punhos fechados.
Se os sintomas acima combinam com o que o seu bebê está exibindo, é muito provável que ele esteja chorando por estar com cólica. Nesse caso, não se desespere! Existem várias ações que você pode tomar para aliviar o incômodo:
Faça uma massagem na barriguinha do bebê
Essa costuma ser a dica mais eficiente e recomendada para melhorar os sintomas da cólica no bebê. Basta massagear a barriguinha do bebê com movimentos circulares, sempre com delicadeza e carinho. Para ajudar, você pode usar um óleo ou creme hidratante apropriado para bebês. O movimento da massagem ajuda a soltar os gases acumulados no estômago do bebê, trazendo mais alívio ao pequeno.
Use compressas mornas
Outra solução é aquecer a região da barriga do bebê, o que pode ser feito através de compressas mornas. Além de aliviar a dor, o quentinho também ajuda a relaxar e tranquilizar o bebê.
Há algumas formas de fazer isso: você pode utilizar uma fralda de tecido e passá-la até ficar quentinha, ou molhar e torcer com água morna. Outra opção é utilizar uma bolsa de água. Porém, tome cuidado: sempre teste a temperatura antes, para ter certeza de que não está quente demais e acabe causando queimaduras.
Em alternativa às compressas, você também pode dar um banho morno no bebê, para que ele fique alguns minutos imerso na água quentinha. Da mesma forma, essa prática também ajuda a acalmar e aliviar as dores.
Faça exercícios no bebê
Assim como as massagens ajudam a liberar os gases e aliviar a cólica, outra dica bastante utilizada é fazer exercícios com as perninhas do bebê. Nesse caso, você pode deitar a criança na cama, de barriga para cima, e empurrar as perninhas em direção ao abdômen com delicadeza. Outro movimento é o da bicicleta, dobrando e esticando as pernas do bebê.
Priorize um ambiente tranquilo
Por fim, uma dica importante, especialmente no caso das cólicas causadas por estresse, é levar o bebê até um ambiente mais calmo e tranquilo, sem muitos sons e movimentações estranhas. Nesse caso, você pode manter o bebê em contato com a sua pele (o que ajuda a acalmá-lo) e tentar outras técnicas de relaxamento, como cantarolar e aninhar a criança.
Encontre os melhores produtos para bebês e crianças no Sam’s Club!
Agora que você já sabe quais os principais cuidados para aliviar os sintomas da cólica em bebês, que tal aproveitar para conhecer melhor o Sam’s Club? No Sam’s, você pode aproveitar as nossas promoções, ofertas e embalagens exclusivas para comprar os melhores produtos para bebês e crianças. Contamos com ótimas opções de lenços umedecidos, papinhas, chupetas e mamadeiras, fórmulas infantis, brinquedos e muito mais. Além disso, o Sam’s é um dos melhores lugares para comprar fraldas! Aqui, você encontra marcas consagradas e embalagens super econômicas, com várias unidades de fraldas ao melhor preço. Venha ser sócio Sam’s Club e desfrute de uma experiência de compras única!