Seja para uma noite romântica ou um encontro entre amigos e familiares, o fondue de queijo é uma iguaria bastante popular, que é um sinônimo de conforto, aconchego e sabor, e promove um momento especial de união e compartilhamento entre todas as pessoas da mesa.
Apesar de ser uma receita desenvolvida para climas mais frios, o fondue de queijo ganhou bastante destaque no Brasil, por conta de sua versatilidade, sabor e sua capacidade de proporcionar a experiência, muito brasileira, de confraternizar e compartilhar uma refeição.
Com opções que variam do clássico ao inovador, as receitas de fondue de queijo podem ser adaptadas e personalizadas de acordo com o gosto de cada um, utilizando diferentes tipos de queijo, desde os mais populares até os mais sofisticados, e diversos acompanhamentos.
O que é e qual a origem do fondue de queijo?
O fondue de queijo, como o próprio nome indica, é uma receita na qual diferentes tipos de queijo são fundidos, por uma fonte de calor pouco intensa, para manter a cremosidade do queijo ao longo de toda a refeição sem queimá-lo.
Existem diferentes histórias em relação à origem do fondue de queijo. Alguns relatos datam a criação da receita entre o final do século XVII e começo do século XVIII, na região da fronteira entre a Suíça e a França.
Existe também uma versão dessa história de origem que relata que o fondue foi criado para evitar o desperdício de queijo entre os moradores dos alpes suíços, durante a Idade Média.
Outra versão dessa história de origem conta que ele foi criado durante a Segunda Guerra Mundial, quando os camponeses das regiões montanhosas da Suíça, que eram produtores de queijo, se viram impossibilitados de buscar alimentos nos centro das cidades por conta das dificuldades de locomoção da região e dos conflitos da guerra. Então eles começaram a derreter o queijo produzido e consumir com pão, dando origem ao que conhecemos hoje como fondue de queijo.
A receita começou a ganhar popularidade no resto do mundo na década de 50, quando o Chef de cozinha Conrad Egli, do restaurante Chalet Suisse, em Nova Iorque, começou a servi-la em seu restaurante, em conjunto com um fondue feito com chocolate como sobremesa, popularizando também o Fondue de Chocolate.
Como fazer fondue de queijo
Existem inúmeras formas de fazer um fondue de queijo, combinando os tipos de queijo de sua preferência para construir um sabor perfeito para o seu paladar. Os queijos usados na receita clássica geralmente são o Gruyère e Emmental, misturados com vinho em uma fonte de calor baixa.
Entretanto, com o passar dos anos muitas receitas de fondue de queijo diferentes da clássica surgiram e ganharam popularidade. Aqui no Brasil, é comum substituir o vinho da receita tradicional pelo creme de leite, e os queijos por opções mais fáceis de encontrar e mais baratas, como a mussarela, o provolone, a gorgonzola e o requeijão e cream cheese.
Não existe uma receita única, até porque uma das melhores partes do fondue de queijo é você poder fazê-lo da forma que preferir, com os queijos e acompanhamentos que mais gosta.
Além da receita principal, o que faz do fondue de queijo uma receita tão apreciada e consumida são os acompanhamentos. São eles que proporcionam uma diversidade de sabores que fazem do fondue uma refeição completa e deliciosa.
Ideias de acompanhamento para fondue de queijo
Queijo combina com tudo, por isso existe uma variedade gigante de acompanhamentos para fondue. Os principais são carnes, pães e legumes e vegetais.
Qual a carne ideal para fondue
Geralmente as carnes que acompanham os fondues são grelhadas ou fritas na hora, para um melhor controle do ponto desejado e maior suculência. Os melhores tipos de carne para acompanhamento são as mais macias e magras, como o filé mignon, mas outros cortes como o contra filé, o pernil de cordeiro, o mignon suíno e outros tipos de carne bovina e carne suína também são boas opções.
Além deles, as carnes curadas e embutidos também podem proporcionar uma outra dimensão de sabor ao fondue de queijo, como as salsichas, salames, presuntos e bacon. Esta receita é tão versátil que combina até com alguns cortes de frango, como peito de frango, e determinados frutos do mar, como camarão, lula e polvo salteado.
Qual o pão ideal para fondue
O pão é um acompanhamento clássico do fondue. Os principais tipos de pães usados são aqueles que são mais consistentes, para que não se desfaçam ao serem mergulhados no queijo, e que possuem bastante aderência com o queijo do fondue.
Por isso o pão italiano e o baguete são bastante utilizados. Além deles, também é possível utilizar pães que conferem diferentes texturas para a receita, como o centeio e o pão de nozes. E se você deseja, ainda, um sabor diferenciado, uma opção é o pão de alho.
Quais os legumes e vegetais ideais para fondue
Os legumes e vegetais também são acompanhamentos clássicos do fondue de queijo. Geralmente as opções ideais são vegetais crus ou levemente cozidos, como couve-flor, cenouras e batatas, assim como legumes branqueados.
Outras ideias de acompanhamento são o tomate cereja, cebola grelhada, palmito e tomate seco.
Outras ideias de acompanhamento
Além dos acompanhamentos principais, outro produto que é frequentemente associado ao fondue de queijo é o vinho. Tanto na receita clássica, quanto como bebida para acompanhar, os vinhos são uma parte importante da experiência de comer fondue, agregando muito sabor e refrescância para a receita.
Para acompanhar o fondue de queijo, os vinhos brancos, com uma boa acidez e um corpo médio são uma boa opção, como aqueles feitos com as uvas Chardonnay ou Sauvignon Blanc. Além deles, alguns espumantes com características similares também são boas opções.
Caso você queira comer um fondue de queijo com bastante carne, uma boa bebida para acompanhar são os vinhos tintos, produzidos a partir de uvas como a Merlot e a Pinot Noir.
E por fim, para aqueles que desejam a experiência completa e também irão se deliciar com um fondue de chocolate, os melhores acompanhamentos são as frutas, como morango e banana. Os vinhos que combinam com esta sobremesa são aqueles tão doces quanto ela, como os vinhos do Porto.
Se torne membro do Sam’s Club e tenha acesso a uma grande variedade de ingredientes e acompanhamentos para fazer o fondue de queijo perfeito. Garanta já produtos importados e exclusivos no maior clube de compras do Brasil.