O café é uma das bebidas mais tradicionais do Brasil, produzida e consumida no país desde o período colonial. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgados pelo Governo Federal, o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, além de ser o segundo maior consumidor da bebida, atrás apenas dos Estados Unidos.
Bastante popular no mundo todo, os modos de preparo dessa bebida tão apreciada foram mudando ao longo do tempo, com o surgimento de novas ferramentas e formas de fazer café. E uma dessas ferramentas, que tem ganhado cada vez mais popularidade no Brasil, é a cafeteira italiana.
O que é cafeteira italiana?
Também conhecida como moka, a cafeteira italiana foi inventada na Itália por Alfonso Bialetti em 1933, e popularizada no resto do mundo alguns anos depois por seu filho, Renato Bialetti.
Ela foi criada a partir da necessidade de fazer um café similar ao feito pelas máquinas de espresso de forma rápida e prática, sem precisar ir para uma cafeteria ou investir muito para ter essa máquina em casa.
Qual a diferença do café feito na cafeteira italiana?
Por conta da alta pressão exercida pela cafeteira italiana durante o preparo do café, a bebida feita por ela costuma ser bem mais encorpada e com um sabor mais intenso e forte, se comparado com o café feito da forma tradicional, e se assemelha bastante ao café espresso.
Como fazer café na cafeteira italiana?
Como uma das razões da invenção desta cafeteira foi oferecer praticidade para as pessoas que desejam tomar um café encorpado e forte, o processo para preparar um café utilizando a cafeteira italiana é bem simples.
Mas é necessário ficar atento em algumas etapas, para não queimar seu café. Confira um passo a passo de como fazer café na cafeteira italiana:
Passo 1: Adicione água fria no compartimento inferior da cafeteira até atingir a altura da válvula de segurança. A válvula geralmente tem o formato de um parafuso e está localizada na lateral do compartimento.
Passo 2: Insira o café moído no filtro, que se encaixa na parte de cima do compartimento com água. Não compacte o café, apenas nivele-o suavemente.
Passo 3: Rosqueie a parte superior da cafeteira, onde o café será coletado, ao compartimento inferior, certificando-se de que esteja bem fechado para evitar vazamentos.
Passo 4: Coloque a cafeteira no fogão em fogo médio-baixo e aguarde até que a água aqueça e passe pelo café, subindo para o compartimento superior. Você ouvirá um borbulhar quando o processo estiver quase completo.
Passo 5: Assim que o café parar de subir para o compartimento superior, o que normalmente leva de 5 a 10 minutos, retire a cafeteira do fogo. Uma dica é colocar um pouco de água na parte de cima da cafeteira antes de iniciar o processo para obter um café ainda mais saboroso.
Passo 6: Sirva imediatamente para aproveitar o café enquanto está fresco e com o melhor sabor.
Quais as vantagens da cafeteira italiana?
Além de produzir um café saboroso, encorpado e intenso, a utilização da cafeteira italiana oferece diversas vantagens, em relação às cafeteiras tradicionais, como:
- É mais sustentável, pois não necessita de filtros de papel ou de pano, nem de energia elétrica para funcionar;
- É produzida com uma material muito resistente, por isso possui uma vida útil bastante longa;
- Pode ser facilmente desmontada e transportada na mala ou mochila;
- Pode preparar diferentes tipos de café de forma rápida e prática.
Qual café usar na cafeteira italiana?
Agora que você já sabe de onde veio, as principais vantagens e como fazer o café na cafeteira italiana, só falta escolher os melhores cafés para fazer em sua nova cafeteira italiana.
Como citado anteriormente, é necessário utilizar o café já moído na cafeteira. No Sam’s Club você encontra uma grande variedade de cafés moídos, nacionais e importados, como:
- Cafés torrados e moídos do Starbucks
Se você gosta do sabor do café de uma das principais cafeterias do mundo, o Starbucks, você pode replicar as bebidas dela no conforto da sua casa, adquirindo os pós de café da empresa no Sam’s Club, como o Café Torrado e Moído Starbucks House Blend Pacote 250g, o Café Torrado e Moído Starbucks Caffè Verona Pacote 250g e o Café Torrado e Moído Starbucks Pike Place Pacote 250g.
- Cafés tradicionais
Se você deseja uma opção mais tradicional e acessível, no Sam’s Club você também encontra uma grande variedade de cafés nacionais bastante populares, como o Café Torrado e Moído Tradicional Melitta e o Café Torrado e Moído 3 Corações.
- Cafés importados da Member’s Mark
Além das opções anteriores, se você possui alguma ferramenta para moer os grãos de café na sua casa, a melhor opção de café para usar na cafeteira italiana são os cafés da Member ‘s Mark, importados e vendidos exclusivamente pelo Sam’s Club. Algumas opções são o Café Francês em Grãos Members Mark, o Café em Grãos Gourmet 100% Arábica e o Cappuccino Member’s Mark.
Quer aproveitar estes e todos os outros produtos exclusivos do Sam’s Club? Então não perca tempo e se torne membro do maior clube de compras do Brasil.