Responsáveis por dar o toque final no processo de lavagem de roupas, garantindo mais maciez e perfume para as peças recém-lavadas, os amaciantes são amplamente utilizados no Brasil e no mundo.
Mas mesmo com o crescente uso deste produto na limpeza das roupas, ainda existem muitos mitos e desinformações a respeito deste produto. Para ajudar a desmistificar esse aliado poderoso na limpeza e preservação das roupas, preparamos esse conteúdo tratando dos mitos e das verdades sobre o uso do amaciante.
Como é feito o amaciante?
Antes de falar dos mitos e verdades do uso do amaciante, é necessário entender como esse produto é feito e suas funções.
Existem diversas composições de amaciantes, dependendo do tipo e da marca do produto, mas de forma geral eles são compostos de amaciadores químicos que podem ser catiônicos, aniônicos, não iônicos e de silicone.
Esses compostos possuem características graxas, ou seja, são originados de óleos e gorduras, e uma natureza hidrofílica, o que significa que eles se misturam com a água para realizar sua função.
Qual é a função do amaciante?
Como o próprio nome indica, a função do amaciante é amaciar as roupas. Ele faz essa função através de componentes químicos que modificam as propriedades superficiais dos tecidos, deixando-os mais macios, confortáveis e cheirosos.
Por ser um produto que altera as propriedades químicas das roupas, ainda que de forma superficial, é muito importante ficar atento às indicações e contra indicações de uso presentes, geralmente, no rótulo do produto.
Mitos e verdades sobre o uso do amaciante
Além das indicações, para preservar suas roupas e aproveitar o máximo que esse produto pode oferecer, é necessário desmistificar alguns pontos e explicar algumas verdades sobre o amaciante.
Mito: As manchas de amaciante não saem da roupa
Ao contrário do que muitos acreditam, as manchas nas roupas causadas, na maioria das vezes, pelo excesso de amaciante, saem com facilidade, basta realizar mais uma limpeza da peça, dessa vez com a quantidade correta do produto.
Verdade: Nem todos os tecidos devem serem lavados com o amaciante
Ainda que o amaciante seja muito benéfico para grande parte das roupas, alguns tipos de tecido não reagem bem aos componentes químicos do produto e podem perder suas propriedades ao serem lavados com amaciante frequentemente.
Alguns exemplos são as toalhas e panos de limpeza, que, se lavados constantemente com amaciante, podem perder sua capacidade de enxugar. Por isso fique atento às instruções de lavagem nas etiquetas das roupas para lavá-las corretamente.
Mito: Somente a versão concentrada do amaciante precisa ser diluída
Outro mito em relação ao amaciante é que somente a versão concentrada dele precisa ser diluída em água. A verdade é que, por ser um produto hidrofílico, ele necessita da água para funcionar de forma adequada.
Grande parte das máquinas de lavar já possuem um dispenser para o amaciante e o misturam com a água durante a lavagem, mas caso você esteja lavando manualmente suas roupas, lembre-se de diluir seu amaciante em água.
Verdade: O uso de amaciante ajuda a preservar as roupas e prolongar sua vida útil
Ao contrário do que muitos acreditam, quando utilizado nos tecidos corretos e adequados para o produto, o amaciante pode ajudar a preservar e prolongar a vida útil das roupas, evitando, por exemplo, o surgimento daquelas bolinhas no tecido.
Mito: Quanto mais tempo deixar a roupa mais fixado fica o cheiro do amaciante
Muitas pessoas possuem dúvidas sobre quanto tempo é necessário deixar a roupa no amaciante para ela ficar mais cheirosa e como fazer para o amaciante ficar mais cheiroso de forma geral.
A verdade é que, por ser uma substância química, ela possui um tempo de ação, ou seja, não adianta deixar a roupa no amaciante mais tempo que o indicado pela fabricante do produto. A exposição prolongada de roupas ao produto pode, inclusive, causar danos aos tecidos.
Verdade: Existe uma quantidade certa de amaciante que deve ser usada
Da mesma forma que não é necessário deixar a roupa no amaciante por mais tempo para fixar o cheiro, não é preciso, e nem indicado, utilizar uma quantidade maior de amaciante que aquela recomendada pela fabricante do produto.
O uso excessivo de amaciante pode manchar suas roupas, além de prejudicar sua máquina de lavar. Por isso, utilize a quantidade indicada na embalagem do produto.
Mito: Amaciante pode ser usado na limpeza da casa
O perfume agradável do amaciante pode fazer com que algumas pessoas o utilizem em outras funções além de amaciar as roupas, como a limpeza geral da casa. Entretanto, esse produto não possui essa função, não sendo indicado para limpar superfícies, o chão ou qualquer outra coisa.
Ainda assim, é comum a produção de um “cheirinho” caseiro para espirrar na casa após a limpeza, utilizando o amaciante diluído. Nesse caso, por não estar envolvido diretamente com a limpeza da casa, e sim para finalizá-la e deixar a casa com um bom perfume, ele pode ser usado.
Verdade: Amaciante ajuda a evitar a aderência estática da roupa
Dependendo do tipo do tecido da roupa, é comum, ao vestirmos ela, sentirmos que ela grudou no corpo. Isso acontece porque determinados tipos de tecido têm a capacidade de armazenar energia estática, que é liberada ao vestir a roupa, grudando-a no corpo.
Uma forma de evitar esse fenômeno é utilizando o amaciante, que consegue “lubrificar” o tecido e evitar o armazenamento desse tipo de energia eletroestática.
Mito: Pode misturar amaciante com sabão em pó ou detergente
Um ponto importante para que suas roupas sejam lavadas da forma correta é não misturar os diferentes tipos de produtos usados nas etapas de lavagem. Isso significa que não se deve misturar o lava-roupas em pó ou qualquer outro produto de limpeza com o amaciante, pois isso pode prejudicar a lavagem de suas roupas.
O correto é utilizar o amaciante na última etapa de lavagem, diluído apenas em água.
Verdade – É necessário limpar a máquina de lavar regularmente
É muito importante limpar o interior de sua máquina de lavar regularmente, para evitar o acúmulo de sujeira ou dos produtos nos dispensers, como o amaciante. Esse acúmulo pode ser transferido para suas roupas durante a lavagem, causando manchas, além de prejudicar o seu eletrodoméstico a longo prazo.
Mito: É possível usar vinagre no lugar do amaciante
Apesar do vinagre possuir propriedades de limpeza, podendo ser utilizado em alguns casos específicos, ele não substitui o amaciante e não possui as mesmas características, podendo inclusive afetar a coloração de alguns tecidos, por isso, ele não deve ser usado no lugar do amaciante.
Verdade: O amaciante pode provocar alergias
Ainda que não seja comum, os amaciantes podem causar alergias, dependendo do perfume utilizado, os componentes da fórmula e a sensibilidade das pessoas em relação a determinadas fragrâncias e substâncias.
Caso você queira evitar isso, existem amaciantes dermatologicamente testados e com um perfume neutro.
Agora que você já sabe tudo sobre os amaciantes, está na hora de escolher o produto ideal para as suas necessidades, e o melhor lugar para isso é o Sam’s Club. Somos o maior clube de compras do Brasil, e possui uma grande variedade de produtos, incluindo produtos importados de diversos países. Acesse já e se torne membro.